A história da loja Rosacruz Porto Alegre começa no ano de 1959 quando a Grande Loja do Brasil, como era chamada a Grande Loja de Língua Portuguesa na época, em sua campanha de expansão, envia em junho do mesmo ano, uma correspondência a cada membro ativo, incentivando àqueles que estivessem dispostos a organizar um “Corpo subordinado” em sua localidade. Aqui no Rio Grande do Sul, o primeiro a responder é o FRC Luiz Aguiar. Ele recebe instruções para organizar as primeiras reuniões preparatórias.
“Caro Frater. Apreciamos imensamente sua pronta resposta à nossa última carta e ficamos satisfeitos pela sua oferta em no auxiliar a estabelecer uma atividade Rosacruz organizada, em sua comunidade. Estamos, portanto, enviando-lhe as informações necessárias, juntamente com instruções completas para a realização de uma reunião preparatória. As folhas inclusas abrangem todas as fazes do procedimento e sabemos que as estudará atenciosamente. Quando tiver se familiarizado completamente, com estas instruções, providenciando o local e determinando a hora da reunião, queira nos enviar o formulário de permissão, no envelope especial que lhe fornecemos. Devido ao tempo necessário ao Serviço Postal, sugerimos que o local da reunião seja obtido para uma data posterior a três semanas da data em que receber esta. O local, em adição as sugestões dadas nas inclusões inclusas, pode ser uma sala pequena afastada a da sala de refeição de um dos hotéis locais, uma sala que comporte lugares para aproximadamente 20 a 25 pessoas. Um número dessas salas pode, usualmente, ser conseguido por preço módico. Notificaremos cada Membro dentro de uma área conveniente, que tal reunião será realizada.”
No dia 23 de agosto de 1959, 73 membros ativos, entre Fratres e Sorores, reúnem-se no Pequeno Salão do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul, situado na Rua Sr. dos Passos, 258, no Centro de Porto Alegre. Lá, reunidos em assembleia, eles decidem pela Fundação do Pronaos Thales de Mileto, elegendo o Frater Aristóteles Clemente dos Santos como Mestre, Frater Luiz Aguiar como secretário e o Frater Ayrton da Silva Rossari como Guardião.
“Às 15h20min do dia 23 de agosto de 1959 no salão do pequeno auditório do instituto de Belas Artes com a presença de 73 membros ativos da AMORC foram abertos os trabalhos de instalação do Pronaos Porto Alegre pelo Frater Luiz Aguiar, dando conhecimento no plenário dos Regulamentos de forma do Pronaos.
Foi solicitada a manifestação dos presentes no sentido de saber se queriam ou não a formação do Pronaos. Por unanimidade, todos de fé, foi aprovada a fundação do Pronaos em porto Alegre. Foi posta em escolha o nome do Frater que deveria tomar o cargo de venerável Mestre em obediência aos regulamentos, foi o assunto posto em deliberação. A escolha recaiu no Frater de grau mais elevado, presente no momento. Constatando-se existir dois Fratres e uma Soror do quinto grau. Por proposta do Frater Otávio Heinschau, foi o impasse resolvido pela escolha dos três que fosse portador do número de registro mais antigo.
Feita a verificação pelos cartões de identidade, foi aceito o Frater Aristóteles C. dos Santos 904XP como mestre e os cargos de guardião e secretário foram escolhidos por aclamação por proposta do Frater José da Silva a escolha do Mestre Aristóteles C. dos Santos, recaída a escolha dos Fretres Airton Prostani 2054XP por guardião do templo e Luiz Aguiar 2456XP por secretário.
Às 16,10h foram passados os trabalhos ao Venerável Mestre, que agradeceu a honra da escolha, prometendo tudo fazer para dignamente desempenhar o cargo.”
Excerto da Ata nº 01 do Pronaos
(A história completa será contada em breve…)